quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Erundina vai priorizar reforma política com participação popular



Dos 513 deputados que tomaram posse nesta terça-feira (01/02), 82% já exerceram mandatos no Legislativo ou Executivo e 43 são mulheres. Entre as veteranas está a ex-prefeita de São Paulo Luíza Erundina (PSB-SP), que chega a seu quinto mandato com disposição para atuar em prol  de uma reforma política que priorize a participação popular.

O principal trabalho neste âmbito está na Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, coordenada pela deputada. Erundina considera que é preciso levar os instrumentos de participação popular -como o plebiscito e o referendo- para o dia a dia do parlamento. “Mas esse é um tema que passa obrigatoriamente pela reforma política”, opina.

Seguindo a mesma linha de atuação política, a parlamentar também pretende focar o mandato na discussão da democratização dos Meios de Comunicação, tema que fará parte de um projeto que o Executivo deve enviar ao Congresso Nacional. A intenção de Erundina é debater o assunto na Comissão de Ciência e Tecnologia, que atua.

Comissão da Verdade

Em 2011, a deputada Luíza Erundina representará a bancada do PSB na Comissão da Verdade, grupo que deve ser montado para investigar e esclarecer os desaparecimentos e mortes no período da Didatura Militar. “Estamos muito atrás de outros países, inclusive da América Latina, em apuração e justiça desses crimes cometidos durante da ditadura. Precisamos avançar nessa discussão”, destaca.

Participação Feminina

Com uma forte atuação na luta pela ampliação da participação feminina na política, Erundina avalia que hoje, com a eleição de Dilma Rousseff para a presidência, ocorre o Brasil passa por um processo semelhante ao que ocorreu quando foi eleita prefeita de São Paulo, em 1989. “Desde que a primeira mulher foi eleita prefeita de Alagoas, em 1924, vivemos um ciclo de evolução. É um lento processo de superação, mas ainda é preciso trabalhar para termos uma participação feminina igualitária na política”, considera.

Maria Carolina Lopes
Obtido através do www.psbnacamara.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário