terça-feira, 5 de julho de 2011

Asdrúbal Serrano - Biografia e Projeto Guerreiros Urbanos

 
BIOGRAFIA
 
Nasceu em 1971 no bairro do Tatuapé. Aos dois anos teve a tutela entregue ao juizado de menores que o encaminhou para  internação na Febem - Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (atual Fundação CASA), permanecendo nesta instituição até 1986, aos 15 anos.

A partir de 1989 participou de uma oficina de teatro do Núcleo de Artes Lei da Oferta promovido pela APS (Associação Popular de Saúde) no bairro do Cangaíba e no recém inaugurado Teatro Flávio Império, na avenida Assis Ribeiro, zona leste de São Paulo. Nesta oficina teve os primeiros contatos com as técnicas do Teatro Dialético (de Bertolt Brecht), Teatro do Oprimido (de Augusto Boal), Teatro Pobre (de Jerzy Grotowiski) e do Teatro Popular União e Olho Vivo (de Idibal Pivetta).

Ainda em meados de 1990 iniciou o Projeto Guerreiros Urbanos que desenvolve, até os dias atuais, pesquisa sobre teatro popular e teatro comunitário com o objetivo de incentivar a autonomia comunitária e a formação de multiplicadores socioculturais em comunidades socialmente vulneráveis. O projeto atua em diversas regiões da zona leste e zona sul da capital paulista, entre elas os bairros da Penha, Cangaíba, Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Vila Matilde, Capão Redondo, Jardim São Luis e Jardim Ângela.

Em 2007 lançou o livro Guerreiros Urbanos - A trajetória de um egresso da Febem e a sua escolha entre a violência e o teatro pela Editora Expressão e Arte. Em 2009 iniciou o projeto Arte Contra o Crack simultaneamente na Cracolândia (região central da capital), no bairro de Guaianases / Lageado (zona leste da capital) e na cidade de Caconde. Em 2011 lançou o livro Krake-Aviltadas! pela mesma editora e ampliou este projeto de enfrentamento ao crack por meio da formação de multiplicadores socioculturais voltada para crianças e adolescentes para atuarem nas suas comunidades nas cidades de Divinolândia e Casa Branca e planeja ampliar paulatinamente para mais 40 cidades do interior paulista.

Paralelo à estes projetos, desenvolveu oficinas e palestras na Fundação CASA (complexo Raposo Tavares), no Instituto Religare, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Instituto Pombas Urbanas, na Fundação Getúlio Vargas e diversas instituições de ensino escolas e universidades.


PROJETO GUERREIROS URBANOS
 
O projeto Guerreiros Urbanos teve início no início da década de 1990 a partir da inauguração do Teatro Flávio Império, no bairro do São Miguel Paulista, periferia da cidade de São Paulo. Trata-se de uma ação voluntária voltada para a formação política de crianças e adolescentes e prioriza a inclusão sociocultural e o enfrentamento às drogas, por meio das técnicas do teatro participativo.
 

Este projeto se fundamenta a partir das teorias do Teatro Dialético, de Bertolt Brecht, do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal e do Teatro Popular, de Idibal Pivetta (César Vieira).
 

Entre outros objetivos, o projeto Guerreiros Urbanos foca principalmente na formação de multiplicadores socioculturais, da possibilidade das comunidades carentes fazerem escolhas críticas e, oportunizar para crianças e adolescentes socialmente vulneráveis outras possibilidades de escolhas. 
 

O projeto é desenvolvido simultaneamente no bairro de Guaianases (extremo leste da capital paulista) e na cidade paulista de Caconde (305 km da capital), sendo atendidas mais de 60 crianças e adolescentes e ingresso de novos participantes semestralmente.
 

Em vinte anos de atuação, o projeto tem fomentado o desenvolvimento da cultura local, com ações na Câmara Municipal de Caconde, o Levante Cultural 2010 que agregou diversas manifestações artísticas populares nas praças públicas, as Mostras de Teatro Comunitário que reúne anualmente diversos coletivos populares para apresentações gratuitas em praça pública e, ainda, fomenta o intercâmbio entre os grupos com outras referências nacionais como o Teatro Oficina, o Teatro Popular União e Olho Vivo, o Teatro Heliópolis, o Instituto Pombas Urbanas entre outros.
 

O projeto mantém, ainda, impacto estadual e nacional por meio de participações nos Fóruns Social da Mogiana, realizado pelo Instituto Euclides da Cunha na cidade de São José do Rio Pardo e significativa participação no XIII Congresso da BIEN (Basic Income Earth Network), na USP (Universidade de São Paulo) em São Paulo.
 

Por notória atuação o projeto vem recebendo destaques na imprensa como matérias no jornal Diário de S. Paulo e em programas radiofônicos como Globo Cidade, na Rádio Globo e no Gente que Fala na Rádio Trianon, além de entrevista no programa Provocações, da TV Cultura e Programa do Jô, da TV Globo.
 

Para o próximo semestre o projeto realizará o programa Arte contra as Drogas, com parceria com o CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMDCA (Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente) e prevê a circulação em 40 cidades do estado de São Paulo com estimativa de atingir um número considerável de público, a realização da 1ª. Bienal Caipira que agregará as manifestações artísticas populares na praça da matriz da cidade de Caconde/SP, o Levante Cultural 2011 e a Mostra de Teatro Comunitário.
 

Até novembro de 2010 o projeto recebia uma ajuda de custo mensal de uma Ong e, desde então, sem nenhum recurso, temos encontrado dificuldades para manter as ações em Guaianases, Caconde e nas 40 cidades previstas para início ainda neste ano.
 
PROJETO GUERREIROS URBANOS
Telefones: Fixo (11) 2652.8907 / TIM (11) 8518.7920
A/C: ASDRÚBAL SERRANO
ASDRÚBAL SERRANO

 

Um comentário:

  1. Boa noite! Eu Eliete e Clarice, somos estudantes de pedagogia (USP) estamos desenvolvendo uma pesquisa para a disciplina:Teorias e Prática do Estatuto da Criança e do Adolescente. Queríamos saber um pouco mais sobre o período que você passou na FEBEM. vimos um pouco do seu relato nas mídias e ficamos muito interessadas em saber mais.

    ResponderExcluir