quinta-feira, 10 de maio de 2012

Comissão quer apurar denúncia de massacre de índios no regime militar

 
Reportagem e foto: Agência Câmara de Notícias

Comissão quer apurar denúncia de massacre de índios no regime militar

Stephen Baines (professor do Departamento de Antropologia da UNB), Egídio Schwade (indigenista missionário), dep. Luiza Erundina (coordenadora da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça), Gilney Viana (representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Elaize Farias (repórter do Jornal a Crítica), Cleber Buzatto (secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário
Comissão discutiu, em audiência pública nesta quarta-feira, caso denunciado pela imprensa.

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça da Câmara quer obter esclarecimentos sobre a denúncia do assassinato de 2 mil índios, entre os anos de 1972 e 1975, durante o regime militar.

Segundo reportagem do jornal A Crítica, de Manaus, os índios da etnia Waimiri-atroari teriam sido mortos porque eram contrários à construção da BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR) e corta a área original da reserva indígena no Amazonas.

A presidente da comissão, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que vai enviar requerimentos de informação para que a Eletronorte e a Fundação Nacional do Índio (Funai) enviem dados sobre os índios Waimiri-atroari. A deputada criticou a ausência de representantes das duas entidades na audiência que discutiu o assunto nesta quarta-feira (9).

Erundina afirmou que não se pode esquecer a história desses índios. Para ela, é necessário localizar e punir os culpados.

Durante a audiência, o indigenista missionário Egídio Schwade informou que existem documentos do Exército que se referem a ações para “assustar” os indígenas, com o objetivo de concluir as obras da rodovia na época. Schwade disse que o regime militar ainda é um período “muito nebuloso” da história brasileira e que há fatos que precisam ser esclarecidos. "Não se pode deixar adormecer um massacre desses, tão perto.”

Na próxima quarta-feira (16), a comissão vai realizar audiência com representantes de camponeses que também sofreram com o regime militar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário