quinta-feira, 21 de junho de 2012

Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira


Dia 27 de Junho será realizada uma homenagem ao educador Paulo Freire, declarado Patrono da Educação Brasileira mediante Lei nº 12.612, de 13/04/2012, sancionada pela Presidente Dilma Rousseff e de autoria da Deputada Federal Luiza Erundina.

Paulo Freire, originário de Recife (PE), foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular, que trabalha o conceito de cultura popular como chave para o trabalho com a população pobre, por meio de escolas para crianças, alfabetização de adultos, praças e núcleos de cultura. Formado em direito e professor de português, sempre se dedicou ao ensino da língua e à pesquisa na área da educação. Sua grande contribuição como pesquisador foi a criação do método de alfabetização de adultos, simples e revolucionário.

Ao ensinar o povo a ler e a se conscientizar de sua realidade de opressão, foi perseguido pela ditadura militar e obrigado a exilar-se no Chile, ocasião em que escreveu um dos seus mais famosos livros, a “Pedagogia do Oprimido”. Após 16 anos, retornou ao Brasil do exílio forçado e continuou seu trabalho como professor e pesquisador na PUC de São Paulo.

Atuou como Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo durante dois anos e meio na gestão da então Prefeita Luiza Erundina, neste período, implantou o MOVA, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, fundamentado nos princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire, onde, com base na análise do ambiente de convivência do educando, é identificada a realidade em que está inserido, dando-lhe ciência da importância de sua atuação no contexto.

Evento será realizado no Auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário