segunda-feira, 22 de abril de 2013

Luiza Erundina defende democratização da comunicação como caminho para sociedade igualitária

Declaração foi feita durante Seminário Representação Política e Combate ao Racismo em Salvador, numa mesa que contou com a participação de Maria Conceição Vieira, deputada estadual de Sergipe, e Sílvio Humberto, vereador de Salvador, mediados pelo assessor da SEPPIR, Edson Cardoso


Luiza Erundina defende democratização da comunicação como caminho para sociedade igualitária

Palestrante da tarde no Seminário de Salvador, Erundina propôs o resgate da utopia socialista

A deputada Federal, Luiza Erundina (PSB-SP) defendeu sexta-feira (19/04), que a construção de uma nova sociedade passa pela democratização da comunicação. A parlamentar foi palestrante da tarde no Seminário Representação Política e Combate ao Racismo, realizado em Salvador, Bahia. A atividade integra uma série de debates promovidos pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência  da república – SEPPIR-PR, na etapa preparatória da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que acontece em Brasília, de 5 a 7 de novembro deste ano, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo.

“Se não garantirmos o acesso amplo aos meios e às tecnologias mais modernas para o maior número possível de brasileiros, vamos demorar muito mais tempo para avançar e alcançar os nossos ideais de sociedade igualitária”, disse Erundina, que propôs o resgate da utopia socialista que, segunda ela, deve extrapolar o tempo da realidade histórica. “A utopia socialista era para ser tão ousada e prospectiva para o futuro para que pudéssemos nos manter fieis aos nossos propósitos e alcançarmos as transformações estruturais, profundas e essenciais que o Brasil precisa”, completou a parlamentar.

De acordo com Erundina, os seminários focados na III CONAPIR devem contribuir para o fortalecimento do debate na perspectiva da transformação. A deputada falou sobre a sub-representação de negros e de mulheres no parlamento, afirmando que a presença dos primeiros na Câmara Federal é de apenas 8,3% e a das mulheres não passa de 8,7%, apesar dos dois grupos representarem 50,7% e 50% da população brasileira respectivamente. “Por isso, proponho a ampliação dessa discussão para falarmos do poder, que sempre foi ocupado pelos homens, mas especificamente os homens brancos”, declarou.

Vivência
Parlamentar sergipana pelo PT, a deputada estadual Maria Conceição Vieira trouxe para o debate sua vivência como parlamentar negra e falou com grande ênfase sobre a necessidade de ampliação da participação do segmento nos espaços de poder. “Nós, negros, não temos o espaço e a compreensão devida nos partidos. Mas precisamos definir estratégias para reverter esse quadro”.

Para a deputada sergipana, que destacou a importância da instituição da SEPPIR, outros espaços precisam ser ocupados por pessoas negras. “Precisamos ampliar a participação, a presença negra em outros ministérios”, afirmou, ratificando a ideia de participação estratégica no processo eleitoral e na ocupação de espaços de decisão, visando a constituição de uma sociedade que melhor represente a diversidade étnico-racial do país. “Já fui candidata a vice três vezes e não quero mais ser vice”, completou.

Vereador de Salvador pelo PSB, Sílvio Humberto foi o segundo debatedor da mesa da tarde no seminário, e sua fala destacou a força política do movimento negro. “As cotas conferiram diversidade à universidade e essa nova realidade se deve ao movimento negro”, declarou.

Além disso, o economista Sílvio Humberto discutiu fundamentos do racismo e disse que “é preciso distingui-lo da discriminação para que o fenômeno não seja compreendido como a sua manifestação e para entendermos como o racismo estrutura as relações de poder no Brasil”. Parafraseando a filósofa Marilena Chauí, o vereador afirmou que “a ideia de inclusão social é insuficiente sem atacar o racismo e a exclusão racial”.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
Salvador foi a primeira capital fora de Brasília a sediar os Seminários Temáticos, debates integgrantes da programação comemorativa de dez anos de criação da SEPPIR e etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo.

Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário