terça-feira, 24 de setembro de 2013

Erundina visita DOI-Codi e pede que local seja transformado em centro de memória


                                                         Erundina afirma que o Brasil mudou e está em outro momento
 

Após ter sua presença vetada pelo Exército Brasileiro em um quartel no Rio de Janeiro, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) visitou, nesta segunda-feira (23), o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações-Centro de Defesa Interna). Integrantes das comissões Estadual da Verdade do Rio e outros parlamentares de comissões de Direitos Humanos também estiveram presentes.

Atualmente, o local abriga o 1º Batalhão de Polícia do Exército, no bairro da Tijuca, zona norte da cidade. A comissão e os parlamentares solicitaram ao Ministério da Defesa e ao Exército que o prédio seja transformado em centro de memória. “Nós não viemos aqui para julgar a instituição, queremos justiça dentro dos termos da lei e da democracia. Viemos para mostrar que o Brasil mudou e estamos em outro momento”, disse Erundina a uma rádio local.

Segundo o presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, todas as dependências foram mostradas à Comissão. "Considero o dia de hoje um dia histórico. Pela primeira vez na democracia, uma comitiva de entidades da sociedade civil e parlamentares de comissões da verdade puderam entrar nas dependências desse local tão macabro".

De acordo com o senador João Capiberibe (PSB-AP), a visita serviu para aproximar a comissão do Exército. "O fato de nos negarem  informação histórica mostra que há um tabu e que cabe a nós rompermos esse tabu dentro do Exército. Vamos procurar o comandante para termos uma discussão com o Exército e não apenas com a sociedade brasileira que nós vivemos uma página cruel de repressão e violência", disse o senador.

A deputada Erundina, que é presidente da Subcomissão da Verdade, Memória e Justiça da Câmara dos Deputados, havia considerado um absurdo o veto dos militares, e disse que até hoje não sabe o motivo da recusa de sua entrada no quartel.

Liderança do PSB - Rhafael Padilha com agências
Foto: Gisele Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário